Informações gerais sobre a segurança
Aplicação
Não faça estimativas ou suposições de quaisquer dados de MCG que estejam em falta. Estimar ou pressupor quaisquer dados de MCG que estejam em falta pode dar origem a decisões terapêuticas incorretas, como a dosagem de insulina.
Em caso de dados de MCG em falta, certifique-se de que a aplicação está configurada corretamente e que o seu sensor e dispositivo móvel estão conectados. Para mais informações sobre como configurar corretamente a aplicação e o seu sensor, consulte o capítulo Começar. Em caso de incerteza sobre o funcionamento correto da aplicação ou do sensor, utilize um método alternativo para testar a sua glicose e contacte a assistência a clientes.
A modificação de componentes ou o não seguimento das instruções de utilização poderá impedir que a aplicação funcione conforme previsto.
Leia atentamente e siga as instruções de utilização.
Quaisquer alterações à gestão da sua diabetes só devem ser efetuadas por profissionais de saúde.
Se tiver dúvidas sobre a sua terapia, consulte o seu profissional de saúde.
A aplicação poderá não ser sempre capaz de apresentar valores de glicose. Dois exemplos desta situação:
- Se a pilha do dispositivo móvel já não tiver carga.
- Em caso de perda do dispositivo móvel.
Certifique-se de que tem acesso a métodos alternativos para testar a sua glicose.
É possível que crianças ou outras pessoas, por exemplo, introduzam valores de calibração acidentalmente. Valores de calibração incorretos podem afetar negativamente os dados de MCG fornecidos pelo sensor. Siga as instruções de proteção de dados para evitar que terceiros possam aceder à aplicação. Consulte a secção Proteção do acesso.
Os dispositivos móveis não são dispositivos médicos dedicados. Utilize apenas dispositivos móveis compatíveis com a aplicação. Consulte o capítulo Dados técnicos da aplicação Accu-Chek SmartGuide. Não utilize a aplicação em dispositivos móveis que não sejam compatíveis ou que tenham sido manipulados. Em caso de dúvida, contacte o fabricante do seu dispositivo móvel.
Tenha sempre disponíveis métodos alternativos para testar a sua glicose. Em caso de perda do seu dispositivo móvel ou em caso de uma avaria do sistema, mude para um método alternativo para testar a sua glicose.
Para obter as informações sobre as condições ambientais do seu dispositivo móvel, consulte o manual de utilização do seu dispositivo móvel ou do sistema operativo do seu dispositivo móvel.
Qualquer pessoa que ligue equipamento adicional a equipamento elétrico médico está a configurar um sistema médico, sendo por isso responsável por garantir que esse sistema cumpre os requisitos de sistemas elétricos médicos.
O dispositivo móvel tem de cumprir as respetivas normas IEC ou ISO (por exemplo, IEC 60950 ou IEC 62368). As configurações devem cumprir os requisitos para sistemas elétricos médicos (consultar a cláusula 16 da última versão válida da IEC 60601-1). Em caso de dúvida, contacte o fabricante do seu dispositivo móvel.
A aplicação destina-se a ser utilizada apenas por uma única pessoa.
Antes de utilizar a aplicação, verifique as definições do seu dispositivo móvel. A aplicação necessita de som para sinalizar apropriadamente informações importantes. Caso contrário, as informações podem passar despercebidas.
Se utilizar tamanhos de letra diferentes dos tamanhos predefinidos para um determinado dispositivo, pode fazer com que a aplicação não funcione conforme previsto.
Sensor
Tome especial atenção a todas as informações de segurança indicadas no folheto informativo fornecido com o dispositivo.
Tome decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina, apenas com base em vários valores de glicose atuais e nas tendências de glicose resultantes. Os valores de glicose apresentados pela aplicação podem não ser sempre precisos. Verifique sempre o Gráfico de tendência da aplicação antes de tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina. Ao tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina, considere também a sua situação de saúde atual e os níveis de atividade física.
Não ignore quaisquer sintomas de hipoglicemia ou de hiperglicemia. Não efetue alterações significativas à sua terapia apenas por sua própria decisão. Se o seu valor de glicose apresentado não corresponder ao que sente:
- Mude para um método alternativo para testar a sua glicose.
- Se o seu valor de glicose continuar a não corresponder aos seus sintomas, consulte o seu profissional de saúde.
Para mais informações, consulte a secção Resolução de problemas gerais.
Um sensor danificado poderá não funcionar devidamente.
Se o sensor tiver sofrido um impacto, por exemplo, o impacto de uma bola, inspecionar o sensor visualmente para detetar eventuais danos. Caso note algo fora do normal, remova o sensor e aplique um novo.
Utilize o dispositivo móvel apenas conforme recomendado pelo fabricante (por exemplo, não utilize um dispositivo danificado ou manipulado). Em caso de dúvida, contacte o fabricante do seu dispositivo móvel.
Certifique-se que não passam despercebidos episódios de glicose baixa ou muito alta. Abra a aplicação regularmente para verificar os níveis de glicose de acordo com as instruções do seu profissional de saúde ou caso ache que o seu nível de glicose pode estar baixo ou alto. Nunca ignore sintomas de glicemia baixa ou alta.
Siga a sua rotina de higiene regular, mas evite o contacto excessivo de sabão e champô com o sensor. Use somente a quantidade mínima de sabão para manter o sensor limpo.
Não aplique produtos para cuidar da pele e produtos de higiene (repelente de insetos, protetor solar, etc.) no sensor ou no local de aplicação. Esses produtos podem danificar o sensor ou o adesivo.
O seu corpo poderá manifestar uma reação ao sensor ou ao adesivo. Inspecione o local de aplicação regularmente para verificar se a pele está irritada ou inflamada. Se tiver dúvidas, ou se o local de aplicação ficar inflamado ou ocorrerem reações cutâneas localizadas (por exemplo: reação alérgica, eczema), remova imediatamente o sensor e consulte o seu profissional de saúde.
Se os bordos exteriores do adesivo se afastarem ligeiramente da pele, o sensor ainda continuará a funcionar corretamente. No entanto, se alguma parte do adesivo por baixo do sensor se soltar da pele, não tente voltar a aplicar o sensor nem colar o sensor à pele. Um sensor que volte a ser aplicado poderá não funcionar devidamente. Num caso desses, aplique um novo sensor.
Se o sensor cair, não volte a aplicar o sensor usado. Um sensor que volte a ser aplicado poderá não funcionar devidamente. Num caso desses, aplique um novo sensor.
Algumas substâncias farmacológicas e medicações podem afetar a precisão do sensor. Em caso de dúvida, consulte o seu profissional de saúde.