Calibrar o sensor

A calibração do seu permite-lhe utilizar os valores da MCG para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina e aumenta a precisão dos valores da MCG. O sensor é calibrado introduzindo na aplicação um valor de glicose atual medido pelo seu aparelho de medição da glicemia. A aplicação solicita-lhe para efetuar isto no primeiro dia de utilização.

Existem 2 modos de valores da MCG: Modo de tendência e Modo de terapia. O modo em que o sensor se encontra atualmente é indicado imediatamente abaixo do valor da MCG no Ecrã inicial.

Quando o sensor está em Modo de tendência:

  • Os valores da MCG não devem ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina.
  • Os valores da MCG podem ser utilizados apenas para ver as tendências e como referência geral.
  • Para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina, teste a sua glicemia com o seu aparelho de medição da glicemia.

Quando o sensor está em Modo de terapia:

  • Os valores da MCG podem ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, tais como a dosagem de insulina.

As medições de glicose do sensor são mais precisos, se a calibração for efetuada quando o nível de glicemia estiver relativamente estável.

Não efetue uma calibração pouco tempo depois de uma refeição, depois da administração de insulina ou a seguir a atividade física e evite ambientes com temperaturas muito altas ou muito baixas, ou com mudanças rápidas de temperatura.

A rotina de calibração consiste em dois passos:

Depois de um tempo de aquecimento de 1 hora, o sensor fica em Modo de tendência e envia valores da MCG para a aplicação de 5 em 5 minutos. Não utilize estes valores iniciais da MCG para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina. 12 horas depois da inserção do sensor, a aplicação solicita-lhe que efetue uma calibração.

Passo 1: Execute um teste de glicemia e introduza o valor de glicose na aplicação. O sensor passa para o Modo de terapia. Os valores da MCG podem agora ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina.

Passo 2: Passados 30 minutos a 3 horas, execute um teste de glicemia e introduza o valor de glicose na aplicação. Isto destina-se a confirmar a primeira medição. Nota: Se o passo 2 não for efetuado, o sensor volta para o Modo de tendência.

A rotina de calibração é concluída para o sensor.

Para calibrar o seu sensor:

  1. Teste a sua a glicemia com o seu aparelho de medição da glicemia, de acordo com as instruções do fabricante.
  2. Toque em Calibrar agora no Ecrã inicial.
  3. Introduza no ecrã Calibrar o valor de glicose obtido com o seu aparelho de medição da glicemia. O valor de glicose deverá ser introduzido na aplicação o mais tardar após 3 minutos depois de realizar o teste.
  4. Toque em Guardar.
  5. Certifique-se de que introduziu na aplicação o mesmo valor de glicose que foi indicado no seu aparelho de medição da glicemia e toque em Confirmar. Se tiver introduzido por engano um valor incorreto, toque em Cancelar e introduza o valor correto.
  6. O sensor está calibrado.

Se a calibração não for bem sucedida, aguarde 15 a 30 minutos antes de repetir o processo. Quando repetir o processo, utilize um novo valor de glicose indicado pelo seu aparelho de medição da glicemia.

Não é possível garantir o desempenho do sistema no caso de a calibração ser efetuada com um valor de glicemia incorreto.

Um valor de calibração incorreto que seja confirmado, não pode ser eliminado. Remova o sensor e aplique um novo.